Escovar os dentes de forma correta é mais importante do que muitos imaginam. Recentamente, pesquisa do Ministério da Saúde revelou que mais da metade dos brasileiros não escova os dentes adequadamente. Esse hábito corriqueiro pode prevenir doenças. A falta de cuidado com a higiene bucal pode causar até infarto. A boca pode ser a porta de entrada para doenças graves, sem falar nos problemas de gengiva que a falta de higiene bucal pode causar. A perda do dente é uma das consequências.
A recente pesquisa informou que 58% dos brasileiros não limpam os dentes direito – só escovam de vez em quando, de maneira errada, ou nem tem escova em casa. É a realidade das áreas mais pobres de todo o país. Em 24 horas sem escovar os dentes, as bactérias se multiplicam 250 vezes, sem sintomas. Não causam dor, mas podem provocar, além de cáries e inflamações, doenças como pneumonia e até infarto.
Porque escovar os dentes?
A escovação dos dentes é uma medida de higiene acessível a todas as pessoas e é também uma das melhores maneiras de se manter os dentes saudáveis. Quando bem feita, remove placas bacterianas formadas por detritos alimentares, saliva e bactérias e impedem a formação de novas placas. Mas todo cuidado é pouco, pois escovar os dentes de modo errado ou de vez em quando permite a formação de placas e cáries.