Movimento e captura das peças
Todas as peças (com exceção do Cavalo), independente de quantas casas andem, têm seu raio de ação limitado pelas outras peças, amigas ou inimigas, ou seja, caso uma peça amiga esteja em seu caminho, ela não poderá parar nesta casa, ou em qualquer outra casa que, para chegar até ela, deva passar pela casa ocupada. No caso de uma peça inimiga, ainda não é permitido chegar em uma casa passando pela casa ocupada, porém, é possível capturar (tomar) a peça adversária, removendo-a do jogo e posicionando a peça captora na casa que a peça inimiga ocupava no tabuleiro.Torre

Bispo

Dama (Rainha)

Rei

- nenhuma das duas peças tenha sido ainda movimentada durante a partida;
- não haja nenhuma peça amiga entre o rei e a torre, e
- nenhuma das casas pelas quais o rei irá passar ou ficar esteja sob ataque de peça inimiga.
Somente assim podendo ser feito o roque, que pode ser o roque pequeno ou o grande.
O rei pode capturar, também, qualquer peça adversária, com exceção do rei adversário. Um rei deverá manter distância mínima de duas casas do outro rei, se não será considerado um lance irregular.
Peão

Uma vez que um peão não anda para trás, caso ele alcance a última fileira do tabuleiro (fileira 8 para as brancas ou 1 para as pretas) o jogador deve promover seu peão, transformando-o em qualquer outra peça menos o rei e peão (dama, torre, bispo ou cavalo). O peão pode se transformar em qualquer das quatro peças, mesmo que haja outras em jogo. É possível, então, possuir duas ou mais damas, três ou mais torres, ou situações semelhantes.
Cavalo

Movimentos extraordinários
Roque
O roque é um lance do rei com qualquer das suas duas torres situada na mesma fileira e é considerado como um lance de rei apenas.O roque coloca o Rei em segurança e permite colocar a sua torre em uma posição mais centralizada no tabuleiro. O roque tem suas variantes: o roque longo, também chamada de roque do lado da dama e o roque curto, também chamada de roque do lado do rei. Para se executar ambos, move-se o rei duas casas para qualquer lado na horizontal e move-se a torre para a casa imediatamente anterior.Para que o roque seja executado deve-se observar certas condições que devem ser seguidas para que o movimento seja válido. São elas:
- Nem rei nem a torre usada no roque podem ter sido mexidos alguma vez antes no jogo.
- O rei não pode estar em xeque antes do roque ser feito e nem pode ficar em xeque após a realização do mesmo.
- Nenhuma casa que o rei irá passar para realizar o roque pode estar ameaçada por uma peça adversária.
- O caminho da torre e do rei devem estar totalmente desobstruídos, seja por peças amigas ou adversárias.
Captura "en passant"
En passant é um termo francês que significa na passagem sendo um movimento especial de captura de peão por outro peão. O peão, como descrito acima, pode andar duas casas na primeira vez que se move. Entretanto, os peões adversários podem capturar o peão que anda duas casas como se este tivesse andado apenas uma casa, caracterizando uma captura en passant. Neste caso, a captura deve ser feita imediatamente após o emparelhamento dos peões não podendo ser feita depois. Como todas as outras capturas, a tomada en passant é facultativa.Tirando o Rei de Xeque
Para retirar o Rei de xeque, o jogador deve tentar os três passos abaixo:- Movimentar o Rei para uma casa em que ele não esteja em xeque;
- Colocar uma peça entre o Rei e a peça que está dando o xeque, ou;
- Capturar a peça que está dando xeque ao Rei.
Vitória
Existem dois modos de se obter a vitória durante uma partida de Xadrez:- Adversário desistir ou abandonar o jogo.
- Xeque-mate ao rei adversário
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